terça-feira, 5 de março de 2013

Vamos lá pôr os pontos nos iiis



   Uma das coisas que me faz extrema impressão é ouvir as mulheres a queixarem-se do quão inúteis são os maridos em casa. "Ai o meu Zé não faz nada em casa, limita-se a alapar o rabo no sofá e eu é que tenho de lavar, aspirar, cozinhar", e sabe-se lá mais o quê.
   Faz-me confusão este tipo de discurso, ver a tristeza e frustração no rosto dessas mulheres, e ainda mais quando constato que se tratam de mulheres novas, com os seus 20, 30 anos.
   Sempre que ouço alguém a queixar-se, pergunto: "Se estás assim tão mal porquê que não pões os pontos nos iiis lá em casa, porquê que não reclamas?" A resposta anda sempre pelo mesmo: "Ai deixa lá, agora já é tarde", "ele não me ouve", ou a típica frase "o trabalho doméstico é trabalho da mulher, sempre foi assim, tenho de me habituar", bláblá.
   Pois isto é tudo muito bonito, mas eu penso sempre o mesmo: "Devia de ser comigo, levava logo um berro que se endireitava ou então um pontapé no cu e ia para o olho da rua".
   Minha gente nós não somos escravas, nós não nascemos para servir os homens, a época em que a mulher devia ficar em casa e ai dela se abrisse a boca já passou. Porra, para quê tanta luta, para quê tantas mulheres a sacrificarem-se pelos nossos direitos, se nós agora em vez de agirmos, andamos a lamentar-nos pelos cantos pelo facto de o nosso companheiro não fazer nada em casa?! Se ele não faz e vocês detestam isso, toca a dar um berro a ver se o homem acorda para a vida.
   É que com todo o respeito já estou farta desse discurso de coitadinha: "ai coitada de mim que tenho de fazer tudo em casa", "o meu marido não faz nada", "ai que a culpa é da mãe que o habituou mal", ai ai e mais ais. Mas que treta é esta minha gente?! E conversar com o marido não? E pôr a ordem lá em casa também não? É só ai ai ai,  e depois na hora bico calado?! É que se for assim, a culpa não está só do lado do homem (que tem muita é certo), mas também do vosso lado, que realmente querem que as coisas mudem mas depois só se queixam para o ar, e continuam a apaparicar o menino.
   Quando se inicia uma relação tem de se ter noção de com quem se está a namorar, a pessoa pode ser muito querida, muito fofa e bláblá, mas se for um machista do pior quase de certeza que a coisa vai estalar um dia, e sinceramente mais vale acabar ou tentar mudar a pessoa (que sinceramente é difícil) no início da relação do que depois, já casados e com filhos. Pois, porque não vamos ser hipócritas, depois de viverem juntos, estarem casados, terem filhos torna-se mais complicado, tudo é mais complicado. A pessoa pode estar mal mas não tem a coragem para ir embora, para abandonar tudo aquilo, porque muito está em jogo. Não quer dizer que eu um dia seja assim, mas conheço muitos casos para saber do que falo :/
   Por outro lado, sei que existem mulheres que até não se importam e que vivem bem com esse fardo. Pronto aqui tudo bem, custa-me é certo ver a mulher a rebaixar-se a esse ponto, mas isso é lá com ela. Porém, a cerne deste texto não é este tipo de mulheres, mas antes aquelas que estão mal, zangadas com a vida e com os companheiros, que se lamentam pelos blogues e pela praça, que estão fartas de ser escravas e que mesmo assim não se revoltam. Revolta-me ver mulheres neste estado, mulheres que não têm a coragem de dar o passo necessário, que se humilham perante os homens, que têm de aguentar muitas vezes as boquinhas machistas do marido, mulheres tantas vezes inteligentes, com curso superior, trabalho bem remunerado, mas que depois em casa sucumbem aos caprichos dos maridos. E já nem estou a referir-me só às tarefas domésticas...
   Enfim, cada um é livre para conduzir a sua vida, isso é certo. Mas o que é também certo é que eu não sou mulher para andar a tratar o meu namorado como uma criança. Aqui em casa dividem-se as tarefas e é assim que a coisa vai continuar. Ah e atenção, eu não só limpo, aspiro e cozinho, eu também não tenho medo nenhum de pegar nas ferramentas que tenho no armários, cortar a relva e tratar do meu carro. Aqui não há desse tipo de diferenças e ponto final.
   Ai não queres fazer nada?, temos pena, malas à porta e não se fala mais nisso.

33 comentários:

  1. Acho que sim, as tarefas devem ser dividas! ;)

    ResponderEliminar
  2. Assim é que é falaaaaaar!!! :D
    Lá nisso ele em casa ajuda... de vez em quando, lá se escapa, mas eu volto a chamá-lo!! Raça dos homens que não fazem nada, nem mexem um dedo para ajudar!! Fogo!!
    Apoiadissimo!!!!

    ResponderEliminar
  3. Nem mais, mas há tanto casal por aí frustrado que assusta...

    ResponderEliminar
  4. Concordo em tudo contigo =) Acho que se as mulheres estão mal tem mais é que agir e não apenas reclamar! Bem observado!

    ResponderEliminar
  5. Oh se concordo..acho que se as coisas forem 50/50 se tornaria tudo muito mais simples!

    ResponderEliminar
  6. A "minha sogra" educou bem o meu homem! Menos trabalho para mim.

    ResponderEliminar
  7. é mesmo.. cá em casa por vezes é o R. que faz mais coisas do que eu :)

    kisses***

    ResponderEliminar
  8. eu tenho muita sorte, o moçoilo ajuda-me sempre que pode! Arruma a casa, faz a cama todos os dias, às vezes faz o almoço....bem, aqui quem manda sou eu e ele! Mandamos os 2! Ajudamo-nos um ao outro, e é assim que tem de ser, digo eu...porque tanto eu como ele ao fim do dia estamos cansados, e sabe bem fazer tudo num instantinho....quanto mais rápido arrumarmos mais tempo temos para alapar o rabo juntinhos :D

    ResponderEliminar
  9. Gostei da maneira como abordaste o assunto. Simples e prática. Não podia concordar mais.

    ResponderEliminar
  10. Concordo plenamente contigo e adorei a última frase! Para muitas mulheres que se queixam disso bastava apenas dizer essa frase ao marido que eles pensavam logo duas vezes e ajudavam mais em casa, tenho a certeza. Essas mulheres têm que tomar uma atitude e não acomodar-se à situação para depois passarem a vida a queixar-se :s

    ResponderEliminar
  11. Falaste e disseste tudo! Aqui em casa temos dois mais novos que já estão habituados a ter responsabilidades... Ainda são crianças mas já sabem que têm de guardar a loiça da máquina, pôr e levantar a mesa, tarefas mínimas mas que os vai habituando que a mãe e a irmã não são escravas. O que esperamos com isso é fazer deles adultos bem formados, que tenham consciência que o trabalho em casa é dividido igualmente por todos!

    ResponderEliminar
  12. acho muito bem o que disseste!
    é pena que nem toda a gente pense da mesma maneira, mas pronto.

    ResponderEliminar
  13. É assim mesmo... Aqui em casa o meu pai também ajuda nas tarefas e sempre assim foi.
    E um dia quando tiver uma casa e viver com o meu namorado vai ser assim também. Se não quer trabalhar vai morar para outro lado.

    ResponderEliminar
  14. Concordo plenamente contigo! :-) Eu não tenho nada a apontar ao meu companheiro ajuda-me imenso! Mas também eduquei-o logo no 1º dia :-)

    http://ourchoices4u.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. O teu texto está completo! Há mulheres que se queixam mas depois não fazem nada para alterar a situação. Para isso mais vale nem abrirem a boca.

    ResponderEliminar
  16. Infelizmente existem algumas situações que percebo porque estão tão perto de nós e percebo. Mas sinceramente sou da tua opinião, as mulheres tem de perceber o que tem e meter os pontos nos iis.
    Eu e o meu namorado dividimos tudo :)

    ResponderEliminar
  17. Essa conversa irrita-me. Tenho uma amiga que se queixa que o marido não sabe cozinhar. Se não sabe esta bem a tempo de aprender porque tem duas maozinhas e uma cabeça para pensar. Para fazer arroz e um bife não é preciso ser um chefe de renome internacional.
    Lá em casa, as vezes que disse a mesma coisa ate ao moço aprender?! mas a verdade é que aprendeu a não deixar a toalha molhada em cima da cama, a roupa espalhada na cadeira [...]. Ninguem é empregado de ninguém. Tarefas partilhadas é sempre uma boa opcção nesses casos :)

    ResponderEliminar
  18. Concordo contigo. Se a pessoa não se importa é uma coisa agora se se importa o melhor é falar logo.

    ResponderEliminar
  19. R: Pois é..a mim também me deu que pensar :)

    ResponderEliminar
  20. Sou da mesma opinião que tu, comigo ou fazem ou saem porta fora, não sou empregada de ninguém :o

    ResponderEliminar
  21. Eu sou um gajo moderno e quando me ponho a fazer a lida da casa, sou uma fada do lar. ahah
    Além disso, ainda faço obras e todo o tipo de biscates e reparações.
    A mulher que me levar, fica mais rica do que se lhe saísse a raspadinha. ahahah

    ResponderEliminar
  22. sou completamente apologista da divisão de tarefas :)

    ResponderEliminar
  23. Por vezes a culpa também é das mulheres, sem dúvida.

    ResponderEliminar
  24. Olá minha querida ontem comentaste a horse bag e perguntavas as dimensões... cá está: Largura: 32cm, Altura: 24cm

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  25. concordo taaaaaanto contigo!
    r: a peppergirl disse que provavelmente é enxaqueca ocular. eu já estive a ver os sintomas na net e é como diz. :)

    ResponderEliminar
  26. r: eu gosto mais do coral só que quero combinar com umas dr martens pretas e não fica muito bem. para além de que as costas são transparentes e vê-se o sutiã e não gosto muito. :s

    ResponderEliminar