domingo, 16 de setembro de 2012

Alzheimer


  A minha avó, mulher com os seus 85 anos, tem Alzheimer. Aquela doença que te faz esquecer de tudo, que te rouba a alma, que te rouba a identidade, doença essa que afeta não só a própria pessoa portadora mas igualmente a família que com ela convive.
 Mulher trabalhadora, dona do seu próprio nariz e da sua independência, mulher que me viu nascer, que cuidou de mim quando era nova, que me viu crescer, cair e levantar. Esteve sempre lá em todos os momentos, em todos os meus primeiros anos de escola, em todos os meus medos e receios, assistiu às minhas loucuras e aos meus caprichos. Sempre teve aquela moedinha para me dar, aquele sorriso e aquele beijo, mesmo sendo senhora sem escolaridade, sem manias e luxos sempre assegurou o mínimo e um pouco mais para os filhos, sempre foi, e posso dizer com orgulho, um exemplo a seguir.

  No entanto, hoje, infelizmente, já não sabe quem sou, nem quem ela própria é, não sabe onde mora, quem são os seus filhos, quem foram os seus pais, não se recorda que o marido morreu o ano passado nem tem noção da idade que tem. Não se reconhece ao espelho, não sabe em que dia estamos nem em que ano, e fica constantemente presa no passado com a conversa típica de "Tenho de ir fazer o comer para os meus".
 Na quinta-feira partiu uma perna, teve que ser operada, tem de ficar internada no hospital 5 dias, coisa que nunca lhe aconteceu. Hoje fui visitá-la, a mulher soube que eu lhe era familiar apesar de claramente não saber quem eu era, agarrou no meu pulso com força e pediu "Leva-me daqui por favor, leva-me para minha casa!". O quê que uma pessoa pode dizer a isto? Bem nada, nada chega para ela descansar e perceber que está no hospital. As enfermeiras contaram-me que ela acorda à noite a berrar pela minha mãe, pela minha tia, por mim, nomes que ela fixou apesar de não poder associar, disseram-me que a tiveram de prender para ela não fugir, que ela não compreende onde está e o que aconteceu.

 Hoje, quando me despedi, o meu coração tremeu quando ela com seus olhos tristes me pediu outra vez para eu levá-la comigo. Tive de a deixar ali, perdida, confusa, zangada, porque afinal o que ela queria era simplesmente ir embora, que lhe dessem a roupa e que lhe dessem os sapatos.

20 comentários:

  1. É uma doença que me assusta bastante. Rouba-nos as pessoas mesmo que elas continuem fisicamente entre nós. Espero que a perna da tua avó melhore e que venham melhores dias e mais tranquilos.

    ResponderEliminar
  2. A minha avó paterna também teve. Não éramos muito próximas, mas foi horrível na mesma... Força.

    ResponderEliminar
  3. Eu tenho um medo imenso dessa doença. O meu avô tem. Apesar de já ter 82 anos, ainda não está num estado muito avançado. Conhece-nos e conversa connosco mas por vezes mistura os temas... Espero sinceramente que a doença da tua avó seja retardada e que ela tenha dias melhores, assim como tu. Porque é sempre complicado quando algo assim se passa...

    ResponderEliminar
  4. Nunca tive contacto com ninguém que tivesse a doença, nem imagino como é.

    Espero que a tua avó melhore e que volte para casa depressa, como ela tanto anseia.

    ResponderEliminar
  5. infelizmente conheço bem o que isso é, a minha avó passa pelo mesmo e é muito triste para todos nós vela assim, é triste porque ela perdeu tudo o que era.. e essas coisas so tendem a piorar, custa-me tanto também cada vez que me vou embora do pé dela! mas força! muita força!

    ResponderEliminar
  6. Tenho uma bisavó que também tem essa doença. Vais ver que vai recuperar depressa, força

    ResponderEliminar
  7. Já tivemos um caso na família e é de partir o coração.
    Há que ter calma e muita força para enfrentar uma doença que transforma as pessoas em mortos-vivos.

    ResponderEliminar
  8. Doença terrivel, tenho muito respeito por situações como essas.
    Tudo pelo melhor. Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Isso deve ser tão difícil. A irmã da minha avó também essa doença e foi muito difícil ver a sua memória degradar-se lentamente. Não tendo nada a ver mas que até está relacionado, a minha avó teve um tumor no cérebro que antes de ser descoberto pensava-se que era Alzheimer e ela esquecia-se de ir para a cama, no hospital chegou a andar nua pelos corredores, enfim...
    Muita força para a tua família :)

    ResponderEliminar
  10. essa doença é das piores coisas que existe, felizmente nunca passei por isso com ninguém, mas força, muita força*

    ResponderEliminar
  11. É muito triste vermos pessoas que outrora nos ensinaram tudo o que sabemos, ficarem transformados quase em vegetais.
    A vida, por vezes, é muito ingrata. :(

    ResponderEliminar
  12. São daquelas doenças cruéis, de partir o coração aos familiares e amigos. Força para ti e para a família!

    ResponderEliminar
  13. Deixaste-me com as lágrimas nos olhos... Força e coragem! Beijos

    ResponderEliminar
  14. Ola,

    A minha Avo tambem tem alzheimer e 85 anos, o estado dela tambem ja e avançado, tambem so quer estar em casa dela (mesmo estando la)e sabe que somos "dela", mas nao se lembra de nomes nem parentescos.

    Agora mais uma perna partida...vai ser dificil, mas e preciso muita paciencia.

    Um abraço e que a tua Avo recupere rapido.

    ResponderEliminar
  15. As melhoras para a tua avó, espero que ela tenha alta rapidamente....infelizmente já tive um familiar com Alzheimer e é das doenças que mais me choca e que mais medo tenho de algum dia vir a ter...perder as nossas memórias é algo que não consigo imaginar. É preciso ter muita força para conseguir apoiar o doente e mantermos a nossa cabeça sã. beijinho

    ResponderEliminar
  16. Tenho o meu avô com essa doença também... já falei dele pelo blog, falei dele no dia em que o encontrei lúcido e lhe pude dizer que entrei na faculdade =')
    sei bem o que é porém o meu ainda vai sabendo, ainda vai tendo momentos lúcidos e também já com os seus 86 anos partiu a perna e a doença voltou a assombrar-lhe um bocado a cabeça mas bom... não te posso desejar as melhoras porque sei que isto infelizmente não tem cura mas que enquanto ela cá esteja que consiga ter uns momentos bons, na vossa companhia, mesmo que não vos conheça =/
    beijinho

    ResponderEliminar
  17. Arrepiei-me com essa história :( espero que venham dias melhores :(

    ResponderEliminar